Na última quinta-feira (19), ocorreu a cerimônia de encerramento do Projeto Quilombo Sustentável, na comunidade Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho-BA. A iniciativa da Humana Brasil implantou um Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) coletivo no local, que já está gerando renda, segurança alimentar e meios de produção para a comercialização de produtos, como alface, coentro, rúcula e pimenta.
A mão de obra prática da tecnologia contou com o apoio de um grupo produtivo formado por 18 mulheres, que auxiliaram na limpeza do terreno como preparação para a implantação do Sistema PAIS por meio de mutirões.
“Antes não existia um grupo de trabalho na comunidade, então esse é o primeiro impacto, um empreendimento gerenciado por mulheres negras, gerando renda na comunidade. Além disso, elas alcançaram novos aprendizados sobre a produção de alimentos saudáveis, com respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social”, afirma Idvandro Brito, Coordenador do Projeto.
A iniciativa também promoveu capacitações com foco no manejo do sistema de produção, dentre outros temas, como gestão de empreendimentos e associativismo, totalizando 138 horas de cursos que irão impulsionar a geração de renda e a produção de alimentos orgânicos de maneira sustentável.
Maria Cristina da Silva, uma das participantes do Projeto, destaca como a tecnologia implantada já está fazendo a diferença no sustento de sua família através do cultivo de hortaliças. A participante também ressalta que os cursos oferecidos chegaram para agregar em seus conhecimentos sobre como lidar com a terra.
“Conheci o Projeto através de Maria Bernadette, nossa líder no Quilombo, ela me incentivou e participei dos cursos, onde aprendi a produzir fertilizantes naturais, adubos e a empreender, fazendo uma renda extra para nossas famílias. Com a Humana e a Braskem, tivemos a oportunidade de ter conhecimentos sobre o que faz bem para nossa terra, sem agredir o meio ambiente. Esse serviço na horta foi para mim não somente um incentivo de renda familiar, mas foi também um meio de me curar de um problema psicológico que estava passando”, afirma Maria.
A iniciativa também contribuiu para a inserção das mulheres na produção, melhorando a autoestima das participantes e o fortalecimento organizacional. Durante a cerimônia de encerramento, as participantes, que concluíram com êxito as capacitações oferecidas pelo Projeto, receberam seus respectivos certificados, ao mesmo tempo em que o evento honrou a memória de Mãe Bernadete.
O Projeto Quilombo Sustentável foi uma iniciativa apoiada com recursos da Braskem, resultado do Edital Projetos que Transformam.