Qualificação profissional: Projeto Empodera Itapagipe forma novos profissionais em Salvador

Na última quinta-feira (15), após três meses de dedicação, os participantes do primeiro ciclo do Projeto Empodera Itapagipe, realizado pela Humana Brasil, concluíram os cursos gratuitos oferecidos pela iniciativa em Salvador. Em uma cerimônia especial, eles se tornaram profissionais nas áreas de Confecção de Moda Praia, Montagem de Sistemas Fotovoltaicos e Mecânica de Automóveis Leves. 

O Empodera Itapagipe é mais uma das iniciativas de desenvolvimento social da Humana Brasil, que tem como objetivo proporcionar acesso a oportunidades no mercado de trabalho para os participantes, promovendo a inclusão socioeconômica. As atividades do projeto estão sendo realizadas na unidade do Senai Dendezeiros, no bairro do Bonfim. 

Com um total de 160 horas de aulas teóricas e práticas, os conhecimentos adquiridos permitirão a completa profissionalização dos estudantes. Davi Rodrigues, formado no curso de Sistemas Fotovoltaicos, assim como os demais colegas, agora está apto a atuar na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, seguindo as normas vigentes, com qualidade e segurança.

Davi Rodrigues participou do curso de Montagem de Sistemas Fotovoltaicos

“Buscando qualificação profissional, eu encontrei essa oportunidade ofertada pela Humana Brasil para ingressar no mercado de trabalho. Sou apaixonado por tecnologia e, finalmente, vou ingressar em uma área com conhecimentos que levarei para a vida”, afirma Davi. 

Além dos cursos técnicos, os alunos participaram de oficinas de habilidades para a vida, onde adquiriram competências que favorecem o destaque no mercado de trabalho, como melhor comunicação, estímulo ao pensamento crítico, autoconhecimento e a busca assertiva de soluções para problemas.  Os estudantes também receberam orientações profissionais, com ênfase na análise de currículo e preparação para entrevistas de empregos.

Priscila Matta participou do curso de Confecção de Moda Praia

“Entrei nesse curso com o objetivo de crescer e expandir o meu negócio. Como sou artesã e faço crochê, eu queria colocar a costura nas minhas peças. Esse curso acrescentou bastante e aprender aqui foi gratificante”, declara Priscila Matta, aluna do curso de Moda Praia. 

No final deste mês de agosto, a iniciativa entra em sua segunda etapa, com o início das aulas das capacitações de Padeiro Confeiteiro, Cozinha Industrial, Mecânica de Refrigeração e Climatização Residencial. O Projeto Empodera Itapagipe é realizado em parceria com a Humana Itália, Fondazione Sanzeno, com o apoio do Senai e do Bom Samaritano.