Com o propósito de impulsionar a sustentabilidade e o desenvolvimento social, o Repense Reuse, em parceria com o Shopping Paralela, inaugurou uma loja social, no modelo pop-up, para oportunizar mulheres empreendedoras do Grupo Produtivo Costurando Sonhos. O espaço oferece peças exclusivas confeccionadas a partir de descartes têxteis.
A ação não apenas divulga o trabalho artesanal do grupo de mulheres costureiras que surgiu em Castelo Branco, Salvador, como também gera novas oportunidades de conscientização ambiental, atraindo visitantes à loja localizada no piso L2 do shopping, aberta de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 12h às 21h. Além das peças únicas, o grupo disponibiliza o serviço de Costura Express, onde o público pode levar roupas para realizar ajustes.
As costureiras que compõem o Grupo Produtivo participaram do curso de corte e costura do Projeto Futuro Aberto, uma das iniciativas de capacitação da Humana Brasil, realizada na comunidade de Castelo Branco. Hoje, o grupo recebe subsídios do Repense Reuse para propagar comercialmente as peças produzidas com a reutilização do têxtil pós-consumo.
“As peças são resultantes da técnica de upcycling, uma prática sustentável que pode ser aplicada na moda e que consiste em dar um novo uso a materiais que seriam descartados, com criatividade e sem degradar o meio ambiente. Além disso, ao promover uma loja física para essas costureiras, o Repense Reuse e o Shopping Paralela estão oportunizando geração de emprego e renda e desenvolvendo nessas mulheres um comportamento empreendedor”, explica Claudia Andrade, Gerente de Implementação do Projeto Repense Reuse.
“Está sendo uma experiência espetacular! Não pensava que tão rapidamente estaria em um espaço como este expondo nosso trabalho, alcançando novos públicos e valorizando os nossos produtos. A moda promovida em nosso grupo é de suma importância, pois desperta a consciência sobre a causa socioambiental”, afirma Ana Leite, uma das empreendedoras do Costurando Sonhos.
A loja social Costurando Sonhos estará disponível até o dia 15 de dezembro, proporcionando ao público soteropolitano a oportunidade de contribuir positivamente para a sustentabilidade socioambiental.