
Foi realizada esta semana, dia 26 de setembro, no Centro Social Urbano de Castelo Branco, a cerimônia oficial de assinatura de lançamento do Projeto Humana Esporte – Oficina de lazer, esporte e cultura, por meio da parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – FMDCA, Secretaria de Políticas para Mulheres Infância e Juventude – SPMJ.
O projeto oferecerá oficinas gratuitas no período de 12 meses para 300 crianças e adolescentes dos bairros que compõem a Prefeitura-Bairro III – Cajazeiras das modalidades: slackline, futsal, voleibol, basquete, street dance e iniciação musical. O Humana Esporte tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria De Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, que cedeu o espaço do CSU para a execução deste projeto
A abertura do evento foi feita pelo Grupo Canto Coral Razão Reviver, que faz parte do Grupo de Idosos Alegria de Viver do CSU de Castelo Branco. A cerimônia contou com a participação da comunidade, além da Secretária da SPMJ, Rogéria Santos, do presidente do CMDCA, Reinildo Barbosa, da representante da prefeitura bairro de Cajazeiras, Kelly Moraes, do presidente do FMDCA Marlos Matos e da presidente da Humana Brasil, Junia Paiva.
Para Junia, o projeto irá garantir o acesso às camadas da sociedade menos favorecidas, consolidando assim o esporte e o lazer como ferramenta de inserção social. “As crianças e adolescentes representam o futuro do nosso país e precisamos de ações como esta para trabalhar o desenvolvimento das bases sociais. Uma criança bem atendida e orientada, integrada ao meio social com oportunidades de crescimento sadio, será um adulto responsável e um ser humano melhor”, pontua a presidente.
Os alunos de karatê do Projeto Humana Esporte, iniciado em 2018 em parceria com a Sudesb, também se apresentaram durante a cerimônia, mostrando a dedicação e a felicidade dos jovens em participar do projeto. Reinildo Barbosa comentou sobre a felicidade de poder realizar esta parceria. “A gente sabe que o com a Humana Brasil, o recurso deste projeto vai render muito mais, pois será realizado com amor e com o apoio do Centro Social Urbano, das entidades sociais como o CMDCA, FMDCA e a Prefeitura Bairro de Cajazeiras.”
Para a Secretária Rogéria Santos, a execução deste projeto pela Humana Brasil é essencial para fortalecer a confiança com a entidade e ampliar o alcance do poder público. “É maravilhoso quando a gente encontra parceiros sérios e responsáveis como a Humana Brasil, pois eu a vejo como um braço estendido do poder público. Espero que a instituição consiga expandir ainda mais o trabalho eficiente que vem realizando em Castelo Branco e que possa contar com o nosso apoio e incentivo.” declarou a secretária. O encerramento ficou a cargo da professora de ginástica Soninha e do seu grupo de alunas, composto principalmente pelas mães dos alunos que fazem parte das atividades do CSU.
Humana Esporte
A Humana Brasil iniciou a sua atuação com o Projeto Humana Esporte no Centro Social Urbano de Castelo Branco em 2018 por meio da parceria com a Sudesb, oferecendo aulas de capoeira, ginástica, futebol e karatê. Após o encerramento da parceria com a Sudesb no início deste ano, os professores tem trabalhado de forma voluntária para que as atividades não fossem finalizadas, sem perder o vínculo com a comunidade.
Veja todas as fotos da cerimônia clicando aqui.