O Projeto Futuro Aberto foi finalizado na última terça-feira (28), com um evento na comunidade de Portão, em Lauro de Freitas-BA, e na segunda-feira (27), no bairro de Castelo Branco, em Salvador-BA. Os eventos ocorreram nos Centros Sociais Urbanos (CSU) dos respectivos locais, onde a iniciativa foi realizada.
Em ambas as comunidades, o Projeto promoveu os cursos de Corte e Costura, Informática, Estética, Preparação para o Mundo do Trabalho, Barbearia, Inglês, Espanhol, aulas de atividade física e acompanhamento psicológico. No total, cerca de 500 participantes entre 15 e 60 anos receberam seus certificados após finalizarem as capacitações.
Cada ocasião contou com depoimentos, apresentações musicais e homenagens especiais, com a presença dos participantes, professores e colaboradores. Nas cerimônias de encerramento a rede de apoio também esteve presente. Em Castelo Branco, Rose Rian, Coordenadora do CSU da comunidade, prestigiou a celebração.
Já em Portão, marcaram presença representantes da Escola Centro Social Urbano, da Secretaria da Juventude de Lauro de Freitas e da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, além de Cristina Noronha, Coordenadora do CSU de Lauro de Freitas e Naide Brito, Presidenta da Câmara de Lauro de Freitas.
Resultados e histórias de sucesso
Dentre os resultados alcançados a partir do Projeto, já podem ser observados estudantes com crescimento profissional, alunas de corte e costura gerando sua própria renda e participantes de informática autoconfiantes, como Adriele Silva, que conseguiu ingressar no mercado de trabalho.
“Fiquei muito feliz pela oportunidade, não só por mim, mas por todos os jovens do bairro, que com certeza tinham o desejo de fazer cursos. Foi através da Humana Brasil que pude ingressar como jovem aprendiz e colocar em prática tudo que aprendi”, diz Adriele, participante do curso de informática em Portão.
Ao atingir a missão de fortalecer as habilidades técnicas dos participantes, outro estudante impactado positivamente pela iniciativa foi Rodrigo Samuel, que realizou o curso de barbearia em Castelo Branco e almeja abrir o seu próprio negócio. “Eu pretendo ter uma barbearia e construir uma oportunidade para a comunidade”, afirma o jovem de 20 anos.
Por meio do curso de corte e costura, a melhoria de renda já bateu na porta de Rosania dos Santos, outra participante que está colocando em prática o que aprendeu durante as aulas. “Eu já costurava um pouco, mas foi através deste curso que consegui me desenvolver mais, aprender técnicas e hoje eu já faço e vendo algumas peças. Pretendo continuar e aprender muito mais!”, ressalta a participante.
Com casos de sucesso, o Projeto é finalizado após um percurso formativo de aprendizados em Portão e Castelo Branco ao lado da rede de parcerias que tornou a iniciativa possível. O Futuro Aberto também foi realizado com a parceria da Humana People to People Italia, com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES). Clique aqui e confira a galeria de fotos dos eventos.