A jornada ombro a ombro da Humana Brasil na Ilha do Marajó alcançou mais um marco transformador. Na última segunda-feira (09), o Projeto Marajó Empreendedor, uma iniciativa socioambiental da organização sem fins lucrativos, celebrou a conclusão do seu primeiro ano com um evento de certificação especial no município de Santa Cruz do Arari, localizado no arquipélago.
O Projeto, em seu primeiro ciclo, ofereceu quatro cursos: Cabeleireiro, Corte e Costura, Inclusão Digital e Manicure, capacitando mais de 190 jovens e mulheres, e abrindo caminhos para a geração de renda e para o desenvolvimento da região. O evento contou com a presença de formandos, da equipe técnica, de autoridades locais e de parceiros para celebrar as conquistas atingidas. Cada certificado entregue simbolizou a determinação dos participantes em buscar oportunidades para si e para suas comunidades.
“Antes do Projeto, mulheres e jovens viviam em um contexto de isolamento social, sem oportunidades de capacitação técnica e enfrentando dificuldades econômicas. Após o início do projeto, observamos transformações significativas, com a ampliação da conscientização e de oportunidades. Isso permitiu que mulheres e jovens ressignificassem suas vidas e construíssem novas perspectivas de futuro”, explica Genilton Brito, coordenador do Marajó Empreendedor.
Durante a cerimônia de encerramento, foram sorteados kits completos para que o público assistido possa iniciar seus negócios conforme a área de atuação. Os prêmios incluíram uma máquina de costura, equipamentos para corte e barba, materiais para manicure e design de sobrancelhas, além de um notebook. Todas as turmas das capacitações fizeram parte de um ciclo fundamental para o futuro da região, focado na redução das desigualdades por meio da construção de um caminho de inclusão no Marajó.
“O curso da Humana Brasil foi muito importante para mim, porque eu tinha vontade de aprender a mexer em computadores, mas nunca tive essa oportunidade. Então, esse curso veio para abrir portas de emprego e para outras coisas mais. Hoje já consigo digitar documentos e imprimir, coisas que aprendi no dia a dia da aula. É muito importante para nós, e que venham mais cursos como esse”, declara Lucinea Barbosa, participante do curso de Inclusão Digital.
Além das aulas regulares, o Marajó Empreendedor promoveu oficinas de curta duração, como a de confecção de biojóias com sementes de açaí, e eventos de cidadania. As turmas também participaram de rodas de conversa sobre diferentes temas, como saúde mental e empoderamento feminino, complementando a formação técnica com reflexões e aprendizagens que vão além da sala de aula.
Para Genilton, a realização do Marajó Empreendedor reafirma o compromisso da Humana Brasil em promover a inclusão social e econômica, contribuindo para a autonomia e o empoderamento das comunidades atendidas. “Este evento de encerramento simboliza o início de novas jornadas para cada participante, que agora, segue mais preparado e confiante para enfrentar desafios e transformar suas realidades”, complementa o coordenador.
O Projeto Marajó Empreendedor é uma realização da Humana Brasil, em parceria com a Humana People to People Itália e com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari.