Projeto Comida no Prato leva alimentação digna às comunidades vulneráveis na Bahia

O Projeto Comida no Prato, executado pela Humana Brasil em Lauro de Freitas, no âmbito do Programa Bahia Sem Fome, está transformando realidades por meio da alimentação. A parceria entre o programa e a organização sem fins lucrativos visa apoiar cinco cozinhas comunitárias distribuídas entre as comunidades de Itinga, Quilombo Quingoma, Areia Branca, Ipitanga e Lindú, assegurando o combate à fome que afeta a população baiana em situação de vulnerabilidade.

Com a oferta de refeições nutritivas e balanceadas para cerca de 1.000 pessoas, o projeto reforça o direito à alimentação saudável, contribuindo para a redução da insegurança alimentar grave que afeta famílias em extrema pobreza. Segundo Cecília Reis, coordenadora do projeto na Humana Brasil, a meta do projeto é entregar 110 mil refeições até a conclusão das atividades em 2025.

Entrega de quentinhas no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Foto: ASCOM/Humana Brasil

“As famílias são cadastradas para receber as refeições, que são distribuídas de acordo com a logística das cozinhas que já atuavam de alguma forma nas comunidades. Em locais que atendem crianças, a alimentação é fornecida diariamente. Já para os demais moradores dos bairros, o serviço ocorre três vezes por semana. O impacto é relevante, pois atendemos famílias numerosas, muitas delas com apenas um ou nenhum provedor com trabalho fixo”, explica Cecília.

Para a implementação do projeto, as cozinhas passaram por capacitações em produção e manipulação dos alimentos, conforme as normas da ANVISA. Cada prato é preparado com cuidado, atendendo às necessidades nutricionais do público atendido. A nutricionista Ingred Hayalla, que acompanha o projeto, destaca que a iniciativa realiza um trabalho que vai além do prato, pois trata-se de construir um futuro onde todos tenham acesso a uma alimentação digna e nutritiva.

Preparo de quentinhas no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas. Foto: ASCOM/Humana Brasil

“Os cardápios são elaborados de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira. Priorizamos alimentos frescos, naturais e da estação, respeitando os sabores e tradições locais. A ideia é proporcionar uma experiência saborosa, que traga saúde e alegria para quem consome. Além disso, os cardápios são variados para garantir uma alimentação diversificada e equilibrada”, afirma Ingred.

Preparo de quentinhas no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Foto: ASCOM/Humana Brasil

O Projeto Comida no Prato é mais uma realização socioambiental da Humana Brasil, visando promover uma melhoria significativa na qualidade alimentar e a mitigação dos impactos causados pela fome e desnutrição. A longo prazo, espera-se que a iniciativa contribua para a prevenção de doenças associadas à má alimentação, como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardíacos, entre outros desafios relacionados à insegurança alimentar.