Projeto ATER Bahia Sem Fome leva segurança alimentar e práticas agroecológicas a 13 municípios na Bahia

Partindo da missão “ombro a ombro”, há quase 18 anos a Humana Brasil tem atuado para promover uma melhor qualidade de vida às famílias brasileiras, impulsionando a geração de renda e o desenvolvimento socioambiental. O mais novo projeto da organização, ATER Bahia Sem Fome, chega para somar forças às demais iniciativas da Humana, que já impactaram positivamente mais de 90 mil pessoas ao longo de sua jornada.

No âmbito do Programa Bahia Sem Fome, do Governo da Bahia, o projeto visa promover a segurança alimentar, nutricional e hídrica, com foco na produção de alimentos saudáveis nas Unidades Produtivas Familiares (UPF) de agricultores, marisqueiras e pescadores. A iniciativa abrange 13 municípios do Território de Identidade Metropolitano de Salvador: Vera Cruz, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Itaparica, São Francisco do Conde, Pojuca, Dias D’ávila, Simões Filho, Candeias, Camaçari, Madre de Deus, Lauro de Freitas e Salvador.

Com a meta de atender cerca de 700 famílias, a equipe do projeto busca inserir práticas agroecológicas no cotidiano das famílias atendidas. “Vamos trabalhar com foco em tornar terras produtivas dentro de uma perspectiva que garanta a segurança alimentar e nutricional desses participantes, implementando práticas agroecológicas e de conservação dos ambientes degradados”, explica José Roberto, coordenador de projetos da Humana Brasil.

Por meio de um cronograma repleto de ações adaptadas à realidade do público atendido, os participantes poderão produzir alimentos de forma sustentável, garantindo acesso a uma alimentação adequada e saudável, em quantidades suficientes para assegurar o direito humano à refeições nutritivas. Para alcançar os resultados esperados, o projeto prevê a realização de capacitações através de atividades coletivas e visitas técnicas individuais incentivando à adoção de novas práticas e tecnologias na produção, beneficiamento e comercialização dos produtos.

O Projeto ATER Bahia Sem Fome está realizando as inscrições das famílias em diferentes municípios da Bahia.

“Estamos na fase inicial, construindo o nosso primeiro contato com os participantes através da realização do cadastro das famílias, identificando e incluindo quem, muitas vezes, nunca teve acesso à assistência técnica rural. Também estão ocorrendo atividades coletivas voltadas à orientação e emissão do documento do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar)”, acrescenta José Roberto.

O Projeto ATER Bahia Sem Fome é uma realização da Humana Brasil em parceria com a Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural) e SDR/BA (Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia).