
Foto: Freepik
A partir deste mês, os soteropolitanos irão ver em alguns pontos da capital baiana, coletores para doação de roupas. Trata-se do Repense Reuse, projeto de Sustentabilidade e Desenvolvimento Social da Humana Brasil, já existente na Europa, América do Norte e África, que chega ao Brasil para ser implantado em Salvador.
O Projeto tem como objetivo contribuir para a economia circular como um fim social e, trazer uma proposta inovadora para a Bahia, a partir de três importantes pilares: o ambiental – promovendo economia circular ao dar uma segunda vida ao têxtil; o econômico, gerando empregos com a revenda das roupas; e o de desenvolvimento social, pois os recursos captados nas revendas se converterão em projetos sociais, que trabalham com desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, povos quilombolas, mulheres, crianças e adolescentes, dos territórios baianos.
Com a união desses pilares, o Projeto Repense Reuse, além de promover o prolongamento da vida têxtil, vai gerar renda e impactar positivamente a vida dos baianos.
E tudo começa a partir de um simples ato de doação! Os coletores de roupas estarão posicionados em locais de fácil acesso, como condomínios, shoppings e supermercados. Os dois primeiros coletores já estão no Shopping Paralela. Um no aquário do caixa de pagamento de estacionamento assistido e outro no Piso L1, ao lado da loja Vivo.
Para doar roupas, basta ir até um dos locais indicados e observar as instruções dispostas nos coletores. As peças doadas seguirão para a fase de reaproveitamento e reparos, e por fim, serão revendidas nas lojas Repense Reuse de Salvador.