
O projeto Repense Reuse, iniciativa de gestão de resíduos têxteis da Humana Brasil, premiou, nesta última terça-feira (15), mais de 20 parceiros públicos e privados da Bahia em mais uma edição do seu Troféu Repense Reuse, realizado no Espaço Colabore, em Salvador. O prêmio reconhece empreendimentos e instituições que mais contribuíram para a justiça socioambiental a partir da coleta de roupas e calçados para reaproveitamento.
Em 2024, os mais de 80 parceiros do projeto arrecadaram 430 toneladas de têxteis, o que contribuiu para a redução da emissão de 2.590 toneladas de CO₂ na atmosfera do estado, além da geração de recursos financeiros para a manutenção de dezenas de projetos sociais e ambientais apoiados pela Humana Brasil. Atualmente, o projeto conta com mais de 400 contêineres espalhados pela Bahia, Aracaju, Brasília e, mais recentemente, Recife.
O evento contou com a presença de autoridades públicas parceiras da causa verde em Salvador e na Bahia, como Ivan Euller, secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Vânia Almeida, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e André Fraga, vereador de Salvador.

“O Repense Reuse é uma iniciativa fantástica. Através dele, conseguimos trabalhar com economia circular, retirar os resíduos têxteis que poluem a natureza, e este material, que é comercializado, também ajuda projetos sociais”, declarou o secretário Ivan Euller.
Além dos parceiros, marcaram presença na programação diversos resultados dos projetos sociais realizados pela Humana Brasil, como as mulheres dos grupos produtivos Elas Nutri, de culinária sustentável, da cooperativa Costurando Sonhos, de reaproveitamento têxtil, e ainda do projeto esportivo Humana Karatê, todos apoiados pelo Repense Reuse.
Premiação
Os parceiros privados foram premiados em duas categorias “Melhores Coletas” e “Destaque em pontos de coletas”, conforme os segmentos de supermercados, shoppings, faculdades e escolas, postos de combustíveis e ainda condomínios. Confira logo abaixo os premiados.

“Para nós, do grupo JCPM, receber esse troféu do projeto Repense Reuse é uma grande honra. A gente começou essa parceria há três anos, que agora já se ampliou para outros estados. A gente já saiu daqui da Bahia, foi pra Recife, Aracaju também, onde a gente tem dois shoppings. A ideia é que a gente amplie cada vez mais. É muito legal fazer parte desse movimento de economia circular e contribuir para que a gente possa ter um impacto mais positivo”, declarou Thayara Paschoal, gerente geral de Sustentabilidade do Grupo JCPM.
MELHORES COLETAS 2024
- Redes de supermercado
Rede Atakerejo – 84 toneladas
Rede Hiperideal – 43 toneladas
- Administradores de shoppings
Grupo JCPM – 23 toneladas
Parque Shopping – 13 toneladas
- Condomínios e associações de moradores
Associação de moradores do Pituba Ville – 2 toneladas
- Faculdades e escolas
Unijorge – 4 toneladas
- Postos de combustíveis
Petrobahia – 3 toneladas
- Parceiros públicos
Secis/Salvador – 20 toneladas
DESTAQUES EM PONTOS DE COLETA
- Shoppings
Shopping Barra – 10 toneladas
Shopping Paralela – 10 toneladas
Salvador Shopping – 10 toneladas
Shopping Bela Vista – 9 toneladas - Supermercados
Atakarejo Vasco da Gama – 13 toneladas
Atakarejo Castelo Branco – 9 toneladas
Atacadão São Roque (Feira de Santana) – 9 toneladas
Atakarejo Paralela – 8 toneladas
Hiperideal Pituba – 7 toneladas
Hiperideal EcoStella – 6 toneladas
Hiperideal Itaigara – 5 toneladas
Hiper Unimar Atakadão (Linha Verde) – 5 toneladas - Postos de combustíveis
Posto Garoupa Shell – 2 toneladas - Faculdades e escolas
Colégio Perfil – 1,2 toneladas
Sobre o Repense Reuse
Repense Reuse é uma iniciativa da organização Humana Brasil que promove economia circular através da coleta e reforma de roupas, calçados e acessórios usados. Presente no Brasil desde 2021, o projeto vem consolidando-se como a maior rede de reutilização têxtil do país, com mais de 300 contêineres espalhados por Salvador (BA) e região metropolitana, Aracaju (SE), Distrito Federal e, mais recentemente, Recife (PE).
Para cada 50kg de peças reaproveitadas, a iniciativa evita a emissão de 305kg de CO2 e economiza 300.000 litros de água, 15kg de pesticidas e 30kg de fertilizantes.
Além de reduzir os impactos ambientais, o projeto prolonga a vida útil de vestimentas, gera emprego direto e formal para mais de 80 pessoas e capta recursos para a manutenção de projetos sociais executados pela Humana Brasil em todo o país. Encontre o contêiner mais perto de você no site oficial: repensereusebrasil.org.br