Jovens criando seus próprios negócios marca a finalização do Projeto Jovens Empreendedores do Marajó, no Pará

Participantes e colaboradores no evento de certificação do Projeto. Foto: Colaboradores

Participantes e colaboradores no evento de certificação do Projeto. Foto: Colaboradores

O Projeto Jovens Empreendedores do Marajó encerrou as suas atividades em 11 municípios do Arquipélago do Marajó, com sucesso e muita história para contar. Os jovens que receberam pela primeira vez cursos de capacitação voltados para o empreendedorismo em suas comunidades, participaram com dedicação e orgulho dos cursos do módulos básicos e específicos, ao lado da equipe multidisciplinar da Humana Brasil, que lecionou os cursos com um conteúdo exclusivo para a realidade dos jovens marajoaras.

A iniciativa teve a duração de 15 meses, sendo 12 meses de cursos nas comunidades, alcançando 910 pessoas diretamente, com 674 jovens que participaram das aulas dos cursos em 21 turmas. As atividades foram concluídas com 506 jovens certificados e 18 alunos ouvintes (que não se encaixam no perfil de aluno (a) contemplado, devido não terem a idade).

A finalização dos cursos contou com uma cerimônia especial em cada município, onde os jovens receberam seus certificados com orgulho da trajetória que percorreram. A equipe da Humana Brasil, parceiros, lideranças locais, representantes políticas, famílias e amigos testemunharam de perto os casos de sucesso apresentados durante os encontros de certificação.

Participante e colaboradora. Foto: Colaboradores

Juventude empreendedora

Como resultado, pode-se destacar a atuação dos jovens nos seus próprios empreendimentos, gerando renda e mudando a realidade das suas famílias, como é o caso de Ivone Cabo Verde, residente do município de Curralinho. “O Projeto foi uma luz que surgiu em nossas vidas. Depois que estudei e com os conhecimentos adquiridos, pude transformar a minha vida e montei um pequeno empreendimento de vendas no ramo de produtos alimentícios. Agradeço a Humana Brasil e a todos os seus apoiadores que puderam olhar para nós jovens aqui de Marajó com um olhar de carinho. Vocês transformaram várias vidas”, afirma.

Assim como Ivone, Líbia está trilhando seu próprio caminho de sucesso. “Através do curso, descobri o espírito empreendedora que existe dentro de mim. Estou começando a abrir o meu próprio negócio. Faço vendas!”.

A participante Michele de Barbosa, de Santa Cruz do Arari, também expressou a sua gratidão e destacou todo o processo formativo da iniciativa. “Foram meses de aprendizados, onde podemos não só aprender em relação ao empreendedorismo, mas também o quão é importante o trabalho em equipe. Nossa experiência única com o curso ampliou nossas visões e nos fez ver soluções para muitos problemas no nosso município que antes pareciam impossíveis de serem resolvidos”.

Além dos inúmeros casos de jovens que estão gerando renda, há jovens que ingressaram na universidade após o incentivo do Projeto e que também passaram a valorizar os recursos existentes na própria comunidade para a geração de renda.

Conquistas em Marajó

Um dos pontos especiais que também merece destaque é a participação dos jovens na rede pública municipal de ensino. No município de Bagre, a Prefeitura Municipal reconheceu a excelência do trabalho realizado e está inserindo os jovens nas salas de aulas escolares para que ensinem como instrutores a nova disciplina chamada Empreendedorismo na Escola, beneficiando mais de 1.200 alunos por ano, com o objetivo de despertar ainda mais a cultura do empreendedorismo no Arquipélago do Marajó.

O Projeto realizado pela Humana Brasil conseguiu ir além. A juventude participante do município de Afuá está inserida na diretoria da Cooperativa Ouro Verde, e pela primeira vez abriram suas contas na Cooperativa de Crédito de Macapá (SICREDE), além do grande número de jovens se tornando Microempreendedor Individual – MEI.

Participantes do Projeto. Foto: Colaboradores

Hoje, observa-se o fortalecimento da organização social das comunidades e na formação de grupos de jovens com pensamento crítico sobre a sua realidade local, qualificação para o mercado de trabalho, políticas públicas voltadas para a suas comunidades, estabelecendo e buscando parcerias locais e territoriais para o benefício das suas comunidades.

Além disso, após a entrega de todos os certificados, o Projeto promoveu o 1º Encontro dos Jovens Marajoaras, que reuniu 70 jovens de todos os municípios e proporcionou a troca de experiências entre todos e todas, apresentação dos resultados alcançados e comemorações por um ciclo finalizado com sucesso.

Clique aqui e confira no vídeo um pouco mais sobre essa linda trajetória.