A trajetória da Humana Brasil e da Ilha do Marajó se entrelaçam por um propósito: proporcionar acesso a oportunidades e impulsionar o desenvolvimento socioambiental na região. Mais uma vez, depois do êxito de outros projetos, a organização e o arquipélago se uniram para executar, ombro a ombro, uma iniciativa transformadora, o Projeto Marajó Empreendedor.
Essa iniciativa ocorre no município de Santa Cruz do Arari, onde são oferecidos, gratuitamente, cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura, Inclusão Digital e Manicure. No total, 239 jovens e mulheres marajoaras estão adquirindo habilidades profissionais que podem gerar renda, como Jaqueline Leal. Assim como a aluna do curso de costura, os demais participantes fazem parte de um ciclo fundamental para o futuro da região, voltado à redução das desigualdades por meio da construção de um caminho sustentável de crescimento e inclusão no Marajó.
“Foi muito importante a Humana Brasil ter vindo, porque aqui a fonte de renda é a pesca e a pecuária. Então, para uns há emprego e para outros, não. Daqui em diante, com certeza, vamos costurar para a gente se manter e manter nossa família. Está sendo produtivo, e me sinto muito feliz como aluna do projeto”, conta Jaqueline.
Segundo Genilton Brito, coordenador do Projeto, os frutos das atividades promovidas já podem ser vistos, com resultados positivos e duradouros. “Muitos participantes começaram a aplicar o que aprenderam para gerar renda extra. O impacto no Marajó vai além do aspecto econômico; o projeto está fortalecendo a autoestima dos participantes e promovendo oportunidades de inclusão social e crescimento pessoal”, explica o coordenador.
Além das aulas regulares, o Marajó Empreendedor realiza oficinas de curta duração, como a de confecção de biojóias com sementes de açaí. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas artesanais, e esse tipo de atividade valoriza os recursos locais, incentivando o empreendedorismo comunitário e o uso sustentável dos recursos naturais.
Para garantir o sucesso na profissionalização, o projeto ainda disponibiliza materiais e equipamentos específicos para cada curso, como kits de manicure, máquinas de costura, computadores e impressoras. As turmas também participam de rodas de conversa sobre diferentes temas, como saúde mental e empoderamento feminino, que são essenciais para assegurar o bem-estar pleno, incentivando-os a continuar progredindo em suas jornadas.
Conexão Cidadã
O Projeto Marajó Empreendedor foi também responsável pelo evento Conexão Cidadã, que, em setembro, movimentou a cidade de Santa Cruz do Arari. Os participantes, inclusive, tiveram a chance de mostrar suas novas habilidades por meio de ações gratuitas dos cursos de manicure, cabeleireiro, costura e inclusão digital. O evento contou ainda com apresentações culturais, sorteios, elaboração de currículos, palestras e impressão de documentos.
Tudo isso foi contemplado por cerca de 350 pessoas no evento, ocasião que integrou as comunidades, promovendo o acesso a serviços sem custos, ao mesmo tempo em que fortalecia o sentimento de pertencimento e colaboração na região.
“O evento reforçou a visibilidade dos talentos locais, preparando o terreno para que esses alunos possam monetizar suas novas habilidades em breve. Essa divulgação é crucial para o desenvolvimento de oportunidades de negócios e para fortalecer as conexões entre os alunos e a comunidade, incentivando o empreendedorismo e o crescimento econômico sustentável na região”, destaca Genilton.
Conexão Cidadã faz parte de uma série de eventos de cidadania promovidos pelo projeto, totalizando quatro ocasiões com o mesmo propósito. No final de outubro e em dezembro, mais dois eventos comunitários serão realizados no arquipélago do Marajó.
O Projeto Marajó Empreendedor é uma realização da Humana Brasil, em parceria com a Humana People to People Itália e com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari.