Humana Brasil lança projeto para melhorar atendimento e infraestrutura de instituições para pessoas idosas

Na última quarta-feira (04), ocorreu na Faculdade Anhanguera, em Salvador, o seminário de abertura do novo Projeto da Humana Brasil, o VIVA – Vidas de Valor. O evento reuniu parceiros, colaboradores da organização e representantes das 10 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que serão assessoradas pelo projeto a fim de aprimorar a gestão, a infraestrutura e os cuidados especializados voltados para pessoas idosas. 

Atualmente, existem instituições de acolhimento não registradas nos conselhos de direito e, consequentemente, encontram-se em situação inadequada para atender a população idosa vulnerável, sem o devido amparo para garantir seus direitos, sobretudo nos cuidados referentes à integridade física, mental, social e patrimonial. 

A Assembleia Geral da ONU declarou o período de 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, com foco em promover uma sociedade inclusiva para todas as idades. Essa iniciativa coloca a pessoa idosa como centro do plano decenal e, considerando a relevância da causa, o Projeto VIVA – Vidas de Valor atuará no assessoramento das ILPI, realizando também o mapeamento e diagnóstico da situação dessas instituições.  

Também por meio do Projeto, os gestores das instituições serão capacitados, com conteúdos específicos e, acompanhados pela equipe da Humana Brasil. Os participantes aprofundarão seus conhecimentos acerca do atendimento qualificado às pessoas idosas, gestão administrativa, captação de recursos, regularidade fiscal e melhores práticas de promoção dos direitos.

Claudia Faillace durante a abertura do Projeto Viva.

“Iremos prestar total apoio para que essas instituições estejam regularizadas nos conselhos de direitos e aptas para acessar políticas públicas. Vamos capacitar seus gestores para garantir a sustentabilidade, captação de recursos e excelência no atendimento, assegurando às pessoas idosas, residentes nessas entidades, direitos, bem-estar e uma vida saudável”, explica Claudia Faillace, coordenadora do projeto.

O primeiro módulo da formação foi iniciado no evento.

Durante o evento de abertura, além da palestra sobre responsabilidade social e acolhimento da pessoa idosa, foi iniciado o primeiro módulo da formação, focado na autonomia das instituições. Ronaldo Batista, representante da Instituição Lar Nossa Senhora Aparecida, uma das entidades atendidas, esteve presente e destacou a importância da iniciativa. 

“Esse projeto é muito importante, pois tende a estar nos ajudando e oferecendo um suporte adequado. O projeto vem também para nos deixar por dentro de todas as diretrizes e a minha expectativa é que possamos aprender muito!”, declara Ronaldo. 

A partir do aprendizado vivenciado na etapa de formação, serão elaborados planos de ação para as 10 Instituições de Longa Permanência para Idosos, contribuindo para a regularização político-institucional das entidades, com o assessoramento técnico especializado para seus respectivos gestores. 

A rede de parcerias do Projeto, incluindo a Multilog, acredita que esta iniciativa será transformadora no que diz respeito ao cuidado com a pessoa idosa. “Nossa expectativa é que o Vidas de Valor capacite os gestores das instituições, aprimorando suas habilidades e conhecimentos para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para as pessoas que dela dependem”, afirma Jamile Silva, representante da Multilog, que prestigiou o evento. 

O Projeto VIVA – Vidas de Valor é uma iniciativa da Humana Brasil, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) de Salvador e o Conselho Municipal do Idoso (CMI).