Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” enaltece o trabalho das marisqueiras e pescadoras da Bahia

Marisqueiras ou mariscadeiras, as mulheres do mar da Bahia de Todos os Santos, simbolizam as forças marinhas do litoral baiano que aqui vivem a séculos. Com o objetivo de divulgar, sensibilizar e enaltecer o trabalho das marisqueiras, a Exposição Fotográfica “Mulheres do Mar” reuniu registros fotográfico do trabalho destas mulheres, muitas mães e chefes de família, durante o ano de 2018. Elas são participantes do Programa Clube de Pescadores da Humana Brasil, que funciona em parceria com o projeto Bahia Pesca e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesa e Aquicultura do Estado da Bahia.

A exposição foi lançada no dia 10 de dezembro durante o sarau semanal do Centro Cultural Casa da Música em Itapuã e estará aberta para visitação até o dia 7 de janeiro. Os registros das 23 imagens foram feitos através de celulares pelos próprios técnicos e coordenadores do Programa, os idealizadores desta exposição.

“São mulheres que trabalham diariamente para sustentar suas famílias através de uma atividade que resiste ao longo do tempo. Os mariscos chegam à mesa das casas e dos restaurantes graças ao árduo trabalho delas então, nada mais justo realizarmos uma exposição para mostrar a todos o trabalho destas guerreiras”, comenta Sofía Reyna, coordenadora do projeto.

Para Sofía, os registros são mais do que apenas fotos, é poesia, força e empoderamento feminino através da economia solidária, cristalizados através das imagens. “Essa exposição justifica-se pela necessidade de visibilizar a luta cotidiana das mulheres do mar”, conclui a coordenadora.  

Atualmente são mais de 1.250 famílias participando do Programa Clube de Pescadores, entre pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares, de 9 municípios de Salvador e região metropolitana, promovendo a inclusão social e produtiva das famílias participantes, melhorando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Estado.