Na última terça-feira (05), ocorreu a cerimônia de encerramento da terceira edição do Projeto Venda para Todos, evento que simbolizou a conclusão da iniciativa realizada pela Humana Brasil em parceria com o Instituto Cooperforte e o Projeto Bom Samaritano, no bairro do Bonfim, em Salvador.
Após seis meses de aulas semanais, acompanhadas de perto por uma equipe multidisciplinar do projeto, 17 estudantes receberam certificados no curso de auxiliar administrativo com foco em técnicas de vendas. A cerimônia aconteceu aos pés da colina sagrada, no Bonfim, e contou com a presença dos participantes, colaboradores da Humana Brasil e representantes do Bom Samaritano.
O projeto abriu portas para que mais jovens e adultos residentes na Península de Itapagipe se tornem cidadãos produtivos que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Como resultado do curso, quatro participantes conseguiram alcançar vagas de emprego, e assim como os demais alunos, desenvolveram diferentes planos de negócios. Esse processo impulsionou a capacidade dos estudantes de conquistar espaço no mercado de trabalho ou de empreender com segurança.
“Nós finalizamos esse projeto com a apresentação dos planos de negócios, onde eles perceberam o potencial e o talento que cada um possui para fazer o trabalho acontecer dentro de uma ambiente corporativo ou empreendendo por conta própria”, explica Roberta Faillace, instrutora do projeto.
Com módulos sobre rotinas administrativas, atendimento ao cliente, empreendedorismo e outros temas, além de atividades externas, os participantes ampliaram o leque de conhecimento sobre o universo das vendas, como destaca Viviane Santos. “Nos desenvolvemos através do marketing, da comunicação assertiva, aprendemos sobre como lidar com os clientes, e assim agregamos mais conhecimentos na nossa área”, afirma a participante.
Após a finalização do projeto, a equipe da iniciativa permanece durante o período de um ano prestando apoio técnico na inserção dos alunos atendidos no mundo do trabalho. “Tivemos resultados bastante expressivos, além de uma turma com maior predominância de empreendedores atuantes, composta por pessoas de faixas etárias variadas, e, acima de tudo, todos com muito comprometimento e dedicação”, relata Cecília Reis, coordenadora do Projeto.
Além do curso oferecido gratuitamente no Bonfim, o Projeto também alcançou sucesso em 2022 e em 2023, nas comunidades de Mussurunga, em Salvador, e em Portão, Lauro de Freitas, respectivamente, onde participantes obtiveram oportunidades de empregos ou formalizaram seus empreendimentos.