Visando fomentar o desenvolvimento em seu pleno potencial em comunidades e o protagonismo de crianças e adolescentes, o PROHVIDA (Projeto Habilitando para a Vida), uma iniciativa da Humana Brasil, criou o Grupo de Ação Comunitária (GAC). Desde 2016, o GAC atua em três cidades baianas que também são assistidas pelo projeto.
Formado por representantes de estruturas locais, tais como a associação, a unidade básica de saúde, escolas, representantes de pais, coletivos de adolescentes, igrejas e/ou religiões presentes nas comunidades, o Grupo assume o papel de agente de mudanças e desenvolve diversas ações comunitárias. A iniciativa, através de práticas autogestionadas, realiza atividades culturais e recreativas que fortalecem as lideranças locais.
Atualmente, o GAC está presente em quatro comunidades: Novo Horizonte e Cajueiro, localizadas em Tucano; Deixaí, em Cansanção; e Maceté, de Quijingue. Seus integrantes passam por capacitações oferecidas pelo projeto e adquirem habilidades específicas para transformar a realidade de suas localidades, estando aptos para solucionar problemas em diferentes áreas, como educação, saúde, meio ambiente, segurança e, principalmente, a proteção de crianças e adolescentes.
Segundo Natielle Rodrigues, representante do Coletivo de Adolescentes do PROHVIDA, o GAC se reúne mensalmente, e esses encontros permitem que o Grupo discuta os desafios e as demandas das comunidades, partindo então para a ação.
“Nos reunimos uma vez por mês para discutir assuntos que precisam ser aprimorados. Os membros têm uma compreensão mais ampla dessas questões e já sabem como devem agir em diversas situações, além de sempre ajudar quando a comunidade precisa, perguntando o que cada local gostaria que fosse melhorado para que possamos correr atrás”, explica Natielle, da comunidade de Novo Horizonte, Tucano-BA.
Atividades do GAC
O Grupo de Ação Comunitária é responsável por criar espaços de escuta ativa para que os moradores das comunidades expressem suas opiniões e desejos. A iniciativa também organiza, junto com o Coletivo de Adolescentes do PROHVIDA, atividades e eventos, como o Dia das Crianças, mutirões de limpeza, oficinas e saraus. Nessas ações, os integrantes planejam, mobilizam e executam, fortalecendo os laços comunitários e a inclusão social.
Neste mês de julho, o GAC realizou, juntamente com o PROHVIDA, o seu 2° Intercâmbio em Cansanção-BA, com o tema “Empoderamento das Comunidades: Da Iniciativa Local à Transformação Global”. Durante o intercâmbio, os participantes aprenderam a produzir sabonetes artesanais, uma atividade que, além de ser terapêutica, gera renda e estimula o empreendedorismo local.
“Nas comunidades, os benefícios se refletem nas crianças e adolescentes que desfrutam de momentos marcantes em suas vidas. Eles aprendem muito em termos de vivência e conhecimento. Além disso, com as capacitações e a formação cidadã, eles se tornam seres humanos melhores. As comunidades também se fortalecem com a união e colaboração promovidas pelo GAC, criando um ambiente mais acolhedor e solidário para todos os seus membros”, afirma Elaine dos Santos, representante das Mães no Grupo.
Para expandir suas atividades e continuar fomentando o desenvolvimento local, o GAC pretende seguir realizando articulação em rede e buscar soluções para os desafios comunitários, além de estabelecer novos parceiros para enriquecer o vínculo comunitário.