A última terça-feira (17) foi diferente para 72 moradores da Península de Itapagipe, em Salvador. O dia foi marcado pelo evento de certificação do segundo ciclo do Projeto Empodera Itapagipe, onde os participantes concluíram as capacitações gratuitas oferecidas pela Humana Brasil. Os estudantes dos cursos de Cozinha Industrial, Padeiro Confeiteiro e Mecânica de Refrigeração e Climatização saem das formações prontos para ingressar no mercado de trabalho ou para empreender com as competências necessárias.
O Empodera Itapagipe é um projeto de desenvolvimento social da Humana Brasil, que visa proporcionar acesso a oportunidades no mercado profissional para a comunidade itapagipana, impulsionando a inclusão socioeconômica. As atividades da iniciativa são realizadas na unidade do Senai Dendezeiros, no bairro do Bonfim.
Agora, com empenho e aprendizado, os formandos do projeto estão preparados para conquistar o mercado de trabalho com mais confiança e autoestima. “Aprendemos na parte prática e na parte teórica, a colocar preço em mercadoria, como fazer e balancear uma receita. É um aprendizado que pretendo levar como minha profissão. Agradeço demais a esse projeto, não só por mim, mas também por minhas colegas, pois ele nos deu a oportunidade de ver um futuro”, declara Jaqueline Ferreira, certificada no curso de Padeiro Confeiteiro.
Essa segurança e autoestima adquiridas também foram reflexo do ambiente onde os participantes se prepararam para atender às demandas do mercado comercial e institucional, em laboratórios práticos e equipados. “Através desse curso aprendi a fazer manutenções preventivas, corretivas, a manusear ar-condicionado e geladeiras. O curso me proporcionou uma visão mais ampla para que eu possa desenvolver a minha profissão da melhor forma possível”, afirma Ângelo Patrício, formado no curso de Mecânica de Refrigeração e Climatização.
Além das aulas regulares, os alunos participaram de oficinas de habilidades para a vida, onde adquiriram competências importantes para a jornada pessoal e profissional, como comunicação eficaz e estímulo ao pensamento crítico. Os estudantes também receberam orientações com foco na elaboração de currículo e preparação para processos seletivos, garantindo uma entrada mais qualificada no mercado.
Em agosto, o primeiro ciclo da iniciativa ofertou 160 horas de aulas teóricas e práticas, com os cursos de Confecção de Moda Praia, Montagem de Sistemas Fotovoltaicos e Mecânica de Automóveis Leves. Já para o primeiro semestre de 2025, mais uma etapa está prevista, com novas capacitações. O Projeto Empodera Itapagipe é realizado em parceria com a Humana People to People Itália, Fondazione Sanzeno, com o apoio do Senai e do Projeto Bom Samaritano.