Centro de Treinamento da Humana Brasil prepara jovens e adultos para mudar o mundo; conheça o programa

Para enfrentar os atuais fenômenos desumanizantes, como pobreza, fome e questões climáticas, é necessária uma linha de frente com lideranças preparadas para solucionar esses desafios. Desde 2022, com esse propósito, a Humana Brasil tem promovido um Centro de Treinamento na Bahia, direcionado a jovens e adultos que já colaboram ou participam dos projetos desenvolvidos pelas Humanas Brasil, Equador, Belize e Guatemala. 

Desde seu lançamento, a formação oferecida gratuitamente já atingiu o marco de cinco turmas de líderes ativistas com um total de 61 participantes. O espaço oferece um treinamento de três a seis meses e desperta nos integrantes o espírito humanitário e o trabalho em equipe. Para isso, é realizada uma jornada educativa de estudos, pesquisas, viagens, atividades lúdicas e ações comunitárias. 

No final do treinamento, os participantes se tornam ativistas, capazes de resolver questões além das fronteiras, colaborando com os projetos da Humana People to People em diversas partes do mundo. Assim aconteceu com Lisandra Pereira, que já participava do PROHVIDA, uma das iniciativas de desenvolvimento social da Humana Brasil. Ao sair da sua zona de conforto, ela pôde explorar novos horizontes e agora contribui de forma significativa para a construção de um futuro mais justo e sustentável. 

Lisandra participou da terceira turma promovida pelo Centro de Treinamento.

“A ideia de conviver com pessoas de diferentes regiões do Brasil e de outros países sempre me empolgou, e viver essa jornada enriquecedora me ajudou a compreender a diversidade do nosso país e do mundo. Adquiri conhecimentos valiosos sobre comunicação, trabalho em equipe, sustentabilidade, entre outros temas que carrego comigo e que agregam à minha contribuição com o PROHVIDA”, afirma Lisandra, que participou do Centro de Treinamento em 2023. 

Além do resultado positivo referente ao número de participantes brasileiros que se tornaram voluntários na Humana Brasil, 27 deles, hoje, ocupam cargos em diferentes áreas da organização. Há jovens que passaram pela qualificação e que colaboram com projetos, desde Mato Grosso do Sul, com ações voltadas para povos indígenas, até atividades na Loja Humana, na Bahia. 

“Aprender para viajar, viajar para aprender”

Sob o lema “Aprender para viajar, viajar para aprender”, o Centro de Treinamento promove ricas trocas sociais e culturais, preparando os ativistas para encarar os obstáculos humanitários e ambientais. Antes das viagens, os participantes realizam pesquisas sobre temas relacionados à América Latina e ao mundo, como forma de preparo para elaborar soluções adequadas aos atuais problemas socioambientais. 

Centro de Treinamento no Parque Estadual Terra Ronca, em Goiás, onde os participantes contemplaram de perto a relevância da conscientização ambiental.

Bahia, Minas Gerais, Brasília e Goiás são alguns destinos dessa prática, onde os participantes, além de fazerem pesquisas, executam ações comunitárias diversas, ajudando, por exemplo, agricultores familiares, povos indígenas e quilombolas, e comunidades em situação de vulnerabilidade. 

“Para mudar o mundo e ajudar as pessoas e comunidades que necessitam, é preciso ter boas lideranças que trabalhem em prol do desenvolvimento humano. É com esse propósito que, no Centro de Treinamento, conseguimos ensinar por meio de um programa cheio de desafios, ensino popular e social”, destaca Anne Lausen, coordenadora da iniciativa. 

Participantes no Território Indígena Xakriabá em Minas Gerais.

Com jovens do Brasil, Belize, Equador e Guatemala, a turma também realiza intercâmbio de línguas e trocas de conhecimentos sobre suas culturas, como Wilfredo Rivera, natural de Belize, que está participando da quinta turma. 

“Sou voluntário na Humana Belize há dois anos. Fazendo parte do grupo de mais de 15 voluntários da minha comunidade, fui um dos sortudos ao ser escolhido para viajar ao Brasil para participar do programa, onde pratico o humanismo solidário. Agora, no Centro de Treinamento, tem sido uma experiência nova para minha vida”, declara o jovem, que se inspira todos os dias a cuidar do meio ambiente. 

Wilfredo participa da quinta turma e está realizando ações comunitárias em diferentes locais.

Wilfredo também destaca que um dos períodos mais interessantes é o da viagem, que está realizando atualmente. “É uma experiência que nunca pensei que viveria, convivendo com pessoas carentes do Brasil, conhecendo de perto suas realidades, aprendendo com suas culturas e ajudando em seu trabalho diário. Poder compreender essas situações me emociona, e espero poder me encher de mais conhecimento para poder levá-los para casa”, diz o jovem. 

A quinta turma segue na fase de viagem, com término previsto para dezembro. Novas turmas serão formadas no primeiro semestre de 2025, continuando a missão de capacitar jovens e adultos a se tornarem cidadãos globais para enfrentar os desafios sociais e ambientais que cercam os dias atuais.

Finalização da primeira, segunda e quarta turma do Centro de Treinamento.