Humana Brasil e Castelo Branco: conheça a história dessa parceria que transforma vidas e gera impacto social

Para a Humana Brasil, a jornada ombro a ombro faz toda a diferença quando a pauta é o desenvolvimento socioambiental. Na comunidade periférica de Castelo Branco, em Salvador, não é diferente. Desde 2018, o bairro e a organização sem fins lucrativos formam uma parceria comprometida em gerar impactos positivos e duradouros na vida das pessoas. A partir dessa união, cerca de 15 projetos já foram implementados, com mais de 6 mil pessoas impactadas. 

“Temos muito respeito, gratidão e reconhecimento por Castelo Branco”, afirma Liliam Pitanga, Coordenadora Executiva na Humana Brasil, ao falar sobre a relação com a comunidade. O final de 2017 marca o início dessa história, por meio de um encontro com algumas lideranças comunitárias para discutir sobre projetos de inclusão social e esportes, com o apoio do CSU (Centro Social Urbano) de Castelo Branco e da Sudesb (Superintendência dos Desportos da Bahia). 

Daquele ponto em diante, nasceu uma amizade que já dura mais de seis anos. “Na verdade, foi a comunidade de Castelo Branco que nos abraçou. Junto com o CSU, visualizamos Castelo Branco como um grande potencial para realização de atividades de inclusão social e transformação de realidades”, complementa Liliam, que recorda com exatidão sobre o momento inicial dessa trajetória. 

O Projeto Humana Esporte foi a primeira iniciativa realizada pela Humana Brasil em Salvador.

Depois desse encontro, em 2018, foi lançado o Projeto Humana Esporte, também a primeira iniciativa esportiva da Humana Brasil, abrindo portas para a atuação da ONG em Salvador. Foram oferecidas aulas gratuitas de karatê, futebol, capoeira e ginástica para crianças e adolescentes e pessoas idosas do bairro. Com esse marco, a organização passou a utilizar o esporte enquanto uma ferramenta que funciona como um motor para impulsionar a inclusão e o desenvolvimento social. 

Crianças e adolescentes, que, até então, estavam vulneráveis à marginalização e evasão escolar, começaram a praticar esportes, desenvolvendo-se como atletas e atingindo novas habilidades e propósitos de vida. Já as pessoas idosas, alcançaram bem-estar e elevação da autoestima, incluindo atividades físicas no seu momento diário, e praticando o envelhecimento ativo e saudável, superando o desânimo para permitir o espírito da juventude florescer. 

Resultados e futuro desta parceria 

O Projeto Jovens do Futuro capacitou cerca de 60 jovens do bairro de Castelo Branco.

Logo após o primeiro projeto, foi dada a largada de transformação socioambiental na comunidade, com diversas iniciativas executadas no Centro Social Urbano de Castelo Branco. Uma delas, por exemplo, foi o Projeto Jovens do Futuro, desenvolvido em 2022 em parceria com o Criança Esperança, que incentivou o crescimento educacional e a qualificação profissional de mais de 60 jovens, oferecendo gratuitamente cursos preparatórios para o mercado de trabalho, aulas de atividades físicas e reforço escolar. 

“O Projeto Jovens do Futuro foi muito importante para mim, pois fez com que conseguisse o meu primeiro emprego através de todo o ensino que aprendi no curso junto com os professores, que são super qualificados. Foi uma grande oportunidade!”, conta Luis Felipe, um dos participantes da iniciativa.

Dentre as capacitações oferecidas pelo Projeto Futuro Aberto, está o curso de costura.

Também no mesmo ano, a iniciativa Futuro Aberto, desenvolvida em parceria com a Humana Itália e com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES), promoveu os cursos de Costura, Informática, Estética, Preparação para o Mundo do Trabalho, Barbearia, Inglês, Espanhol, aulas de atividade física e acompanhamento psicossocial.

Já entre 2022 e 2023, O Projeto Humana Karatê , realizado via Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Grupo FCC, impactou positivamente a vida de 110 crianças e adolescentes, incentivando à participação dos karatecas em competições, como o Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional em 2022 e 2023, no Pará e em Brasília, respectivamente, e no Campeonato Baiano de Karatê em Salvador. Essas participações resultaram na conquista de 64 medalhas, incluindo ouro, prata e bronze.

O Projeto Humana Karatê impactou positivamente 110 crianças e adolescentes da comunidade de Castelo Branco.

“Castelo Branco apresenta muitos resultados positivos após a execução dos projetos da Humana Brasil. A qualidade de vida da comunidade melhorou com as práticas esportivas, a qualificação profissional abriu novos horizontes para os jovens, e o apoio a grupos produtivos impulsionou o crescimento profissional, a geração de renda e o empreendedorismo feminino”, relata Leila Flores, Coordenadora de Projetos na Humana Brasil, que atua no bairro desde 2018. 

Com esse sucesso, para Liliam Pitanga, “em time que está ganhando não se mexe”, e a pretensão é continuar impulsionando projetos em Castelo Branco. Planejamos fortalecer os grupos de trabalho já estabelecidos e promover, junto com a comunidade, atividades que incrementem a geração de renda, a educação de crianças, adolescentes e jovens, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável”, conclui a Coordenadora Executiva da Humana Brasil.