Educação Afrocentrada: Humana Brasil lança novo projeto em parceria com o Criança Esperança na Bahia

Após o sucesso dos projetos de desenvolvimento social no bairro de Castelo Branco, em Salvador, mais um projeto em parceria com o Criança Esperança será desenvolvido pela Humana Brasil. Desta vez, no Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas-BA. O Projeto Infância Quilombola atenderá 70 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da comunidade quilombola.

A iniciativa vai contribuir para o fortalecimento da aprendizagem do público-alvo por meio da construção de uma biblioteca afrocentrada e da promoção de oficinas de incentivo à leitura e de educação e desenvolvimento sustentável (EDS). As atividades irão ocorrer nas dependências do Projeto Construindo o Amanhã, que já atende crianças e adolescentes do local.

O Projeto irá construir uma biblioteca afrocentrada, além de promover oficinas de incentivo à leitura. — Foto: ASCOM/Humana Brasil

“Esse novo projeto da Humana Brasil foi pensado a partir da necessidade de oferecer para as crianças e adolescentes da comunidade atividades complementares, fortalecendo sua identidade afrodescendente e sua relação com a natureza”, explica Michele Paixão, Coordenadora do Projeto Infância Quilombola.

As oficinas de educação ambiental possuirão ênfase no desenvolvimento sustentável, visando à sensibilização e importância da biodiversidade e à compreensão da ecologia básica relacionada aos ecossistemas e biomas brasileiros. Já o curso de letramento racial será realizado através de leituras pretas produzidas por autores pretos que, para além do incentivo à leitura, buscam despertar o interesse pela literatura negra baiana, africana e afro-americana, possibilitando o desenvolvimento da visão e reflexão crítica.

Crianças e adolescentes do projeto vão aprender a como cuidar do meio ambiente. — Foto: ASCOM/Humana Brasil

“Tenho certeza que a Humana terá uma grande responsabilidade, pois vocês estão plantando esse sonho nos corações desses meninos e meninas, e precisamos cultivá-lo através daquilo que é extremamente importante para a educação: a leitura. Essa parceria será crucial para que possamos continuar trabalhando com essa expectativa de esperança em nossas crianças”, enfatiza Fernando Andrade, Gestor do Projeto Construindo o Amanhã.

O Projeto Infância Quilombola é uma realização da Humana Brasil em parceria com o Criança Esperança, UNESCO e Globo, com o apoio do Construindo o Amanhã e da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Participantes e equipe do Projeto Infância Quilombola. — Foto: ASCOM/Humana Brasil