Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,6 milhões de pessoas estavam desempregadas no 2º trimestre de 2023. Desde 2018, a Humana Brasil investe em ações para a inserção no mercado de trabalho, com a formação de empreendedores e empreendedoras para que se tornem gestores dos seus negócios.
A qualificação profissional abre portas para que mais jovens e adultos se tornem cidadãos produtivos que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país, diante de um cenário em que o desemprego é um desafio no Brasil. O Projeto Venda para Todos, uma das iniciativas da Humana Brasil realizada em parceria com o Instituto Cooperforte, é a prova concreta da importância de capacitações para a inclusão de pessoas no mundo do trabalho e no empreendedorismo.
Em 2022, a iniciativa atuou na comunidade de Mussurunga, em Salvador-BA, oferecendo gratuitamente o curso de Auxiliar Administrativo com foco em Técnicas de Vendas. No total, 34 estudantes receberam seus certificados após finalizarem o curso, sem precisarem sair da comunidade, e 22 participantes alcançaram oportunidades de empregos e/ou formalizaram seus empreendimentos.
Já neste ano, chegou a vez do bairro de Portão, em Lauro de Freitas-BA, receber o Projeto. 30 pessoas entre 18 e 40 anos caminham para a finalização da formação, como o empreendedor Rilque Tiago Souza, que já trabalha há 15 anos no bairro. “O curso está sendo de extrema importância para nós enquanto jovens, negros, moradores de periferia e empreendedores, pois tem trazido uma sensibilidade maior para a galera que sonha em empreender e ocupar o mercado de trabalho”, afirma Rilque.
O percurso do Projeto foi dividido em sete módulos distintos: Educação Cidadã, Empreendedorismo, Educação digital, Rotinas Administrativas, Comunicação, Clientes e Vendas. Foi por meio das atividades presenciais e híbridas do curso que os participantes aprenderam a elaborar propostas de vendas, o segredo de um excelente atendimento ao cliente e a maneira correta de abordá-los com técnicas, como dominar a linguagem corporal e crescer em negócios ou no mercado de trabalho, entre outros conteúdos.
O resultado de cada aprendizado obtido com os módulos é notório no número de participantes encaminhados para vagas de emprego, um alcance de 21% da meta até o momento, além dos estudantes que aprimoraram seus empreendimentos. “Os impactos no cotidiano dos alunos são perceptíveis através da ampliação de suas habilidades, competências técnicas e comportamentais. Os relatos de satisfação deles, as transformações e conquistas alcançadas, possibilitam avaliações positivas quanto ao alcance dos resultados da iniciativa em suas vidas e na comunidade que fazem parte”, explica Elaine Costa, Psicóloga e Coordenadora do Projeto.
Ampliando o aprendizado: atividades externas e oficinas
Além de toda a grade curricular do curso, o Projeto ainda promove oficinas, mentorias e atividades externas em parcerias com empresas, que enriquecem e expandem o conhecimento da sala de aula. Nas oficinas geradoras de conhecimento foram trabalhados temas relacionados à autoimagem em processos seletivos, autoimagem profissional em organizações e planejamento de ações e/ou eventos. Já nas mentorias, a equipe da iniciativa trabalhou com a turma na elaboração de currículos e na simulação de entrevistas.
Os participantes da iniciativa foram recebidos pelo SineBahia, em Lauro de Freitas, para realizarem cadastro e atualização de informações no sistema, com o propósito de ampliar as oportunidades de encaminhamentos às vagas de emprego. Na Feira de Emprego e Carreira, promovida pela Faculdade Unime, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com o espaço acadêmico e com a rede de geração de emprego.
A formatura da turma de Portão será realizada na próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, com a certeza de que a capacitação é somente o início de uma futura jornada profissional e empreendedora dos estudantes.