600 mulheres rurais da Bahia irão receber Assistência Técnica e Extensão Rural; fique por dentro

O Projeto Mulheres Rurais chega aos municípios baianos de Ibotirama, Muquém do São Francisco, Paratinga, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Euclides da Cunha, Tucano, Cansanção, Quijingue, Monte Santo e Itiúba, para fortalecer as atividades agrícolas lideradas por mulheres rurais e àquelas que desenvolvem atividades agrícolas em áreas urbanas e periurbanas.

Em parceria com a ANATER, a Humana Brasil irá atuar com o compromisso de impulsionar a economia solidária e a agricultura familiar nessas regiões. O objetivo central é executar serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), para 600 mulheres. Essa assistência visa estimular e consolidar a produção agroecológica e os empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar. Com isso, o projeto visa que as mulheres e suas famílias alcancem desenvolvimento, autonomia econômica, soberania e segurança alimentar.

Além do suporte técnico, a equipe multidisciplinar da Humana Brasil irá promover encontros, seminários e intercâmbios. As ações visam reduzir a pobreza e aumentar a estabilidade econômica, incentivando as mulheres a participarem de espaços de gestão de políticas públicas, para poderem discutir e lutar pelo seus direitos.

O projeto conta ainda com a promoção de cursos e oficinas voltados para o desenvolvimento de habilidades e ampliação de conhecimentos técnicos e socioemocionais das participantes. Associativismo e cooperativismo, empoderamento e feminismo, acesso ao crédito e fomento produtivo, são somente alguns dos temas a serem trabalhados para que as mulheres desempenhem um papel fundamental no desenvolvimento local e na construção de uma produção rural mais sustentável e inclusiva.

A iniciativa contará com mais novidades e execução de atividades em breve.