Humana Brasil apoia empreendimentos em edital da CAR, abrangendo mais de 280 famílias

A Humana Brasil, ombro a ombro, está sempre disposta a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e empreendimentos produtivos e, quanto mais conquistas, maior a satisfação das equipes dos projetos.

Por meio do Projeto Bahia Produtiva – seleção de subprojetos socioambientais voltados para Segurança Alimentar e Nutricional, em edital emergencial publicado pela CAR – Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional, a Humana Brasil apoiou a elaboração e envio de propostas de projetos produtivos para os empreendimentos, identificando o potencial e o desejo das famílias envolvidas com o objeto do edital.

Com muito esforço dos técnicos e trabalho coletivo das comunidades, foram aprovadas 13 propostas, que juntas, proporcionarão a melhoria na renda de 281 famílias envolvidas com as associações contempladas.

Os projetos aprovados abrangem a implantação de hortas, na metodologia PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável; quintais produtivos; aquisição de equipamentos, como fornos industriais, seladores a vácuo, moedores de mandioca; estruturação de casa de farinha, entre outros.

O edital emergencial visa minimizar os efeitos devastadores da pandemia do novo Coronavírus, melhorando as condições de vida de comunidades baianas da agricultura familiar, contribuindo para a manutenção da alimentação básica e saudável e ainda para auxílio do cultivo de alimentos. O recurso disponibilizado será fundamental para a continuidade da produção no campo.

A mobilização de entidades parcerias no processo de elaboração das propostas e na assistência técnica a ser oferecida após a chegada do recurso, será muito importante para que os empreendimentos produtivos aproveitem a oportunidade ao máximo. No Sul da Bahia, por exemplo, a Humana Brasil organizou um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de agricultura de Camacã e Santa Luzia e o CIMA – Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, para prestar apoio aos produtores. Já em outros territórios, entidades de assistência técnica acompanharão os empreendimentos.

Genilton Brito, coordenador do projeto Sul da Bahia Pescando, considera esse edital da CAR de extrema preponderância neste período de pandemia, demonstrando que o produtor rural não está esquecido. “É importante porque vai garantir que as famílias consigam manter a segurança alimentar e nutricional neste período, garantindo a produção de seu próprio alimento, além de fomentar a organização social por meio das associações” diz.

Confira todos os empreendimentos aprovados com o apoio da Humana Brasil.

Território Litoral Sul – 6 empreendimentos: Associação Rio Aliança; Associação Fé em Deus; Associação Novo Paraíso; Associação dos Produtores do Assentamento Nova Ipiranga; Associação dos Produtores da Horta Comunitária da Fazenda Egito e Associação Terra Prometida.

Território Metropolitano de Salvador – 1 empreendimento: ATRIQMA – Associação dos Trabalhadores Rurais Irmãos do Quilombo da Misericórdia.

Território Bacia do Jacuípe – 1 empreendimento: Associação Comunitária de Uruçu.

Território Portal do Sertão – 2 empreendimentos: Associação da Comunidade Bete II Revivência Quilombola e Associação Comunitária Florecer.

Território Semi-Árido Nordeste II – 2 empreendimentos: Associação de Desenvolvimento Comunitário de Ruylandia e ASPROBACI – Associação dos Produtores do Povoado de Baixão de Cima.

Piemonte Norte do Itapicuru – 1 empreendimento: AQUAPRIM- Associação dos Quilombolas e Agricultores do Povoado de Riacho do Mulungu.